PATRONO

DR. OSMAR FRANCISCO DA CONCEIÇÃO

 

Osmar Francisco da Conceição nasceu em Cabrália Paulista, São Paulo,em 1º de junho de 1940, filho de imigrantes portugueses residiu na cidade natal até sua adolescência, quando prestou vestibular para odontologia, ingressando na universidade na cidade de Araraquara. Concluiu seu curso em 1966 e iniciou sua carreira profissional em Mirante do Paranapanema, onde permaneceu durante três anos. Em seguida, mudou-se para Macatuba firmando-se como dentista e membro atuante da sociedade.

Dr. Osmar, como era chamado, foi casado com a senhora Maria Zenaide Marques Francisco com quem teve dois filhos.

Morador da cidade de Macatuba desde o primeiro semestre de 1969, foi o único dentista durante dez anos, atendendo em três escolas estaduais: a atual “E.M. Odila Galli Lista”, a extinta Escola da Usina São José e a E.E. Fernando Valezi, onde se aposentou. Paralelo ao serviço público, exercia a sua profissão no seu consultório particular.

Além das atividades profissionais dedicava grande parte do seu tempo para atividades de cunho social, nunca dispensou uma boa cousa para mostrar que a solidariedade está ao alcance de todos.

O seu primeiro trabalho na área social foi no amo de 1973, quando participou da fundação do Rotary Club de Macatuba. Nesses 29 anos como Rotariano sempre esteve envolvido em eventos e atividades em prol da comunidade, tais como campanhas para erradicação da Poliomielite (vacinação), realização de festas, quermesses, jantares, bailes entre outras ações que visavam às obras sociais. Dentre as obras sociais que ajudou, destacam-se a fundação de entidades como a APAE de Macatuba e o Recanto dos Velhinhos. Teve participação efetiva para a concretização destas entidades, porém aquela que lhe deu mais satisfação, foi atuar como membro da diretoria do Recanto dos Velhinhos, pois trabalhou incansavelmente no movimento para angariar fundos para o início da construção do asilo. Este trabalho demandou muitas quermesses, bailes, enfim, uma série de promoções para que o asilo fosse construído e equipado. Através de muito esforço e determinação de todas as pessoas que se propuseram a trabalhar foi possível a realização deste sonho.

Dentro do Rotary Club foi pioneiro em colocar em prática a Avenida de Serviços Internacionais, a qual possibilitou o intercâmbio para o exterior de inúmeros jovens do município.

O seu trabalho, porém, não se limitava apenas a campanhas do Rotary, participava de toda e qualquer ação voltada à comunidade carente do município (quermesses,  bailes, entre outras).

Teve o reconhecimento de seu trabalho junto à cidade, recebendo o título de Cidadão Macatubense em 1998.

Exerceu sua função de odontologista e cidadão participativo até o ano de 2002, quando faleceu em 13 de maio.

Por todos esses motivos é que escolhemos Dr. Osmar para ser o Patrono de nossa Escola, pois o trabalho, a solidariedade, o respeito ao próximo entre outros, são lemas de nossa Escola assim como foram na vida do brilhante Dr. Osmar.